Conheçam Victor, o futuro robô do STF
Inteligência artificial

Conheçam Victor, o futuro robô do STF

Apesar de ser uma tendência ainda em fase inicial, a inteligência artificial vem se tornando cada vez mais presente no meio jurídico. De acordo com recente publicação na página oficial do Supremo Tribunal Federal (STF), está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) o projeto intitulado VICTOR, com o objetivo de aperfeiçoar o sistema jurídico do tribunal.

Vislumbra-se que suas funções estejam entre as mais diversificadas, como a antecipação do juízo de admissibilidade quanto à vinculação a temas com repercussão geral ou o aumento da velocidade de tramitação dos processos judiciais.

O desenvolvimento do referido robô está enfatizando uma performance precisa e rigorosa em seus resultados – elemento crucial para o sucesso em qualquer construção de mecanismos de inteligência artificial – e pretende alcançar habilidades mais amplas que as elaboradas inicialmente. A previsão de apresentação das primeiras funcionalidades foi programada para agosto de 2018.

Deixou-se claro que esta máquina não terá qualquer poder de julgamento e que a ferramenta tem natureza auxiliar e organizacional. Assim, a atividade fim do Poder Judiciário permanecerá em “mãos humanas”.

Por fim, o nome atribuído ao projeto busca homenagear o ex-ministro do STF, Victor Nunes Leal (1914-1985), devido à sua destacada atuação na Comissão de Jurisprudência do Tribunal com a implantação de súmulas da jurisprudência predominante do STF.

Fonte: STF.


Texto publicado originalmente em 08 de junho de 2018, no site Jusbrasil. Disponível em <https://andressavieirabueno.jusbrasil.com.br/noticias/587290312/conhecam-victor-o-futuro-robo-do-stf>.

Leave your thought here